Investir em pessoas traz resultados. Essa é a máxima das empresas bem-sucedidas e é assim que elas crescem e se destacam no mercado. Pensar que o investimento em qualidade de vida é algo supérfluo, apenas um gasto a mais, é uma mentalidade ultrapassada. Não é atoa que no cenário atual as empresas que são consideradas as melhores para se trabalhar são também as mais lucrativas. Um bom exemplo é a Google, líder absoluta em sua área de atuação, que faz grandes investimentos em bem-estar corporativo e é altamente lucrativa.

Ao investir no bem-estar do colaborador, a empresa valoriza o que ela tem de mais importante, seus funcionários, que são peças fundamentais para o seu crescimento. Mas como alcançar esses resultados? É importante contar com a expertise de empresas especializadas em bem-estar corporativo. Neste artigo, vamos listar 6 benefícios de ter uma empresa especializada na área como parceira. Acompanhe com a gente.

1. Redução do absenteísmo: estar bem para não precisar faltar
Quando falamos de absenteísmo no cenário empresarial, estamos nos referindo à ausência do colaborador do ambiente de trabalho, seja por algumas horas ou até por dias. Um funcionário bem-disposto, saudável e que gosta do seu trabalho e do ambiente corporativo, fica motivado a trabalhar e a não a faltar. Tony Schwartz, autor do livro The Power of Full Engagement, demonstra a relação entre bem-estar e absenteísmo citando o exemplo da empresa Dupont.
A organização reduziu 47,5% o número de faltas dos trabalhadores, num período de seis anos, desde que o programa corporativo de capacitação física foi implantado. Os funcionários que participavam do programa também pediram 14% menos dispensas médicas do que aqueles que não participaram.
As ações e programas de bem-estar dentro das empresas interferem diretamente na motivação dos colaboradores e os ajudam a cuidar de sua saúde, reduzindo efetivamente o absenteísmo. Há uma melhora na saúde física, inclusive com a prevenção de doenças ocupacionais (como LER e DORT) e doenças crônicas (como obesidade, diabetes e hipertensão). Quanto mais disposição física e mais saudável for o colaborador, menor a probabilidade dele adoecer e precisar faltar ao trabalho.

2. Diminuição do presenteísmo: colaborador focado e motivado
Assim como o absenteísmo, o presenteísmo também gera problemas para a empresa. Esse termo compreende as situações nas quais o funcionário está fisicamente presente, mas mentalmente ausente. Quando isso acontece, a produtividade é baixíssima, pois a pessoa está tão fadigada mentalmente, tão perdida em seus pensamentos, que não consegue se concentrar e executar suas tarefas. O presenteísmo está muito relacionado ao estresse e aos distúrbios mentais, como a depressão e a ansiedade.
Os programas de bem-estar corporativo conseguem aliviar as tensões físicas e mentais e proporcionar o equilíbrio emocional do colaborador. Dessa forma, é possível reduzir o estresse e a fadiga, além de estimular o foco dos funcionários, despertando uma motivação e um comprometimento no exercício de suas funções.

3. Maior retenção de talentos e queda de turnover: menor rotatividade para se diferenciar no mercado
Uma equipe talentosa é um grande diferencial competitivo de uma organização, pois os gestores que têm colaboradores talentosos à sua disposição, têm mais condições de construir uma equipe de alta performance. E para que pessoas talentosas fiquem engajadas e se mantenham nas empresas, elas precisam se sentir bem e estarem motivadas. Segundo a GPTW (Great Place to Work),
3 de cada 10 funcionários afirmam que a qualidade de vida é o principal fator que o faz continuar em uma empresas.
Por isso, os programas de bem-estar corporativo são tão eficientes para atrair e reter talentos, assim como para manter os demais colaboradores, pois além de valorizá-los, essas atividades promovem um sentimento de pertencimento à organização, fazendo com que eles criem um vínculo positivo com a empresa
Essa retenção contribui para a redução dos índices de turnover, ou seja, a rotatividade dos funcionários. O turnover é um indicador muito importante para a avaliação do clima organizacional, assim como para a avaliação do grau de motivação e de envolvimento dos colaboradores.

4. Melhora do clima organizacional: equipe satisfeita e integrada
Assim como o turnover, a satisfação e a integração dos funcionários são excelentes indicadores para avaliação do clima organizacional de uma empresa. As atividades de promoção do bem-estar, como ginástica laboral, quick massage, aulas coletivas, grupos de corrida e caminhada, dentre outros, promovem uma grande interação entre os colaboradores, permitindo a criação de vínculos e de novos relacionamentos, o que ajuda muito na integração da equipe.
A General Motors, por exemplo, descobriu que: os colaboradores que participam de um programa de capacitação física apresentam redução de 50% nos desentendimentos no ambiente de trabalho.
Assim, o ambiente corporativo se torna mais leve e alegre, permitindo que os colaboradores interajam mais, possibilitando o surgimento de novas amizades e relações e o fortalecimento do sentimento de equipe.

5. Redução de acidentes de trabalho: estar bem fisicamente e mentalmente para ter atenção
Grande parte dos acidentes de trabalho acontecem por descuidos do trabalhador, seja por falta de atenção, decorrente do estresse ou de segurança demais na atividade a ser executada, ou por falta de cuidados para manter uma boa saúde.
Segundo o especialista, Tony Schwartz, autor do livro The Power of Full Engagement, colaboradores que têm uma boa capacitação física, cometem 27% menos erros do que as pessoas que estão fora de forma.
Portanto, é essencial o desenvolvimento de ações de promoção da saúde do colaborador para melhorar sua performance, diminuir a chance de erros e assim prevenir acidentes de trabalhos. Além dos cuidados com a saúde física, como melhora do condicionamento, controle de peso, hábitos alimentares, entre outros, é preciso estar atento também à saúde mental do trabalhador.

6. Maior produtividade: equipe com um melhor rendimento
Um dos maiores ganhos que a promoção de bem-estar corporativo traz para as empresas é o aumento da produtividade e todos os benefícios já citados contribuem diretamente para esse aumento. Colaboradores mais saudáveis, mais satisfeitos, mais felizes, menos estressados e mais focados produzem mais e melhor. Os programas de bem-estar corporativo são desenvolvidos para trazer benefícios para o colaborador, mas também para trazer benefícios diretos para a empresa, como aumentar sua lucratividade.
Uma empresa que acumula estresse negativo acaba reduzindo sua produtividade e tendo prejuízos financeiros. Empresas americanas perdem, por ano, cerca de U$ 150 bilhões com o estresse no trabalho. O estresse, gera presenteísmo, absenteísmo desmotivação, adoecimentos e consequentemente leva a afastamentos.
Um profissional saudável, que se sente bem no ambiente de trabalho, produz muito mais do que aquele que se sente mal. E essa produtividade acontece em termos qualitativos: melhor atendimento ao cliente, produtos de qualidade, equipe integrada e motivada. Como também em termos quantitativos: aumento de vendas, redução de desperdícios, erros e acidentes de trabalho. O aumento da produtividade é um dos principais retornos das empresas que se especializam em promoção de bem-estar corporativo.

Conclusão
Os investimentos em bem-estar corporativo trazem inúmeros benefícios para os colaboradores e para a empresa. É uma verdadeira relação em que todos ganham. Paulo Alvarenga, sócio-diretor da Crescimentum, empresa especializada em desenvolvimento de líderes e executivos, cita o exemplo da cervejaria The Coors Brewing Company, que calculou uma economia de US$ 6,15 por US$ 1 investido em um programa corporativo de capacitação física. O que demonstra o quanto o ROI (Return on Investiment) dessas ações é alto, efetivo e duradouro.
Cada empresa tem suas especificidades e precisa de programas e ações personalizados de bem-estar corporativo. Somente uma empresa especializada na área é capaz de compreender as necessidades daquela empresa e de seus colaboradores, e poderá propor as melhores opções e as que trarão mais retorno para os negócios.
Então, pronto para alcançar todos esses benefícios em sua empresa? Converse com a BeeCorp. Somos uma empresa especializada em bem-estar corporativo e desenvolvemos programas personalizados e adaptáveis à sua empresa. Nosso diferencial é a gestão e o monitoramento dos resultados, fazendo com que a sua empresa tenha o melhor retorno do investimento.

(Texto extraído do BeeCorp)